Como tirar carrapato?

 como tirar carrapato

Se você notar uma picada de carrapato em seu cão, certifique-se de remover o carrapato o mais rápido possível. Quanto menos o carrapato é sugado para dentro do corpo do seu cão, menor a chance de uma possível infecção com a doença de Lyme. Mas como tirar carrapato

Se você remover um carrapato da maneira errada, ele pode despejar o conteúdo do estômago, incluindo bactérias e vírus. As bactérias se misturam na corrente sanguínea do corpo do seu cão dessa maneira.

Ao remover o carrapato, certifique-se de não o pressionar e de remover ele completamente, incluindo sua cabeça. Depois de remover o carrapato, você pode desinfetar a área com álcool, por exemplo. 

Para ajudar você que deseja entender mais sobre como tirar carrapato quando ele se encontrar em seu cão, eu preparei o artigo de hoje com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Ficou interessado? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é um carrapato?

O carrapato é um parasita aracnídeo. Você pode simplesmente descrevê-lo melhor como uma aranha sugadora de sangue preta / marrom. 

Eles rastejam através do pelo do seu amigo de quatro patas, procurando por um lugar na pele onde possam se unir para sugar sangue. Com os cães, eles preferem o pescoço, cabeça, orelhas e patas, mas é claro que eles também podem se fixar em outros lugares.

Carrapatos às vezes têm apenas 1 milímetro de tamanho, mas assim que ficam cheios de sangue, eles podem inchar até um diâmetro de 1 centímetro. 

Um carrapato passa por diferentes estágios até que ele esteja maduro: o carrapato feminino adulto põe ovos, aqui vem as larvas (6 pernas). Após a primeira refeição de sangue, a larva se transforma em uma ninfa (8 patas). 

Uma vez que a ninfa tenha feito uma refeição de sangue, o carrapato está maduro. Existem diferentes tipos de carrapatos, e todos eles são prejudicais para a saúde do seu cão e para a sua.

Os carrapatos estão entre os maiores agravos de doenças em todo o mundo e, portanto, não são apenas irritantes, mas bastante perigosos. Entre as doenças que ameaçam a vida que são transmitidas por carrapatos incluem:

  • Doença de Lyme
  • A anaplasmose
  • A babesiose
  • TBE (encefalite transmitida por carrapatos), extremamente rara

Quando e onde ocorrem os carrapatos?

Carrapatos podem ser encontrados no verde em quase toda parte. Seja na floresta ou em prados, em parques ou mesmo em jardins – especialmente em áreas com altas populações de caça, os parasitas se escondem em seus hospedeiros. 

Eles amam um ambiente quente e úmido. Temperaturas de 17 ° C a 20 ° C são ideais para carrapatos. Secura e frio, mas também calor seco não fornecem boas condições para os sanguessugas. É por isso que eles são os mais ativos na primavera e no outono. 

Mas mesmo no inverno, o risco de carrapatos não é necessariamente proibido: a partir de uma temperatura de cerca de 7 ° C, os parasitas podem estar ativamente procurando por terra.

É um equívoco dizer que os carrapatos caiem das árvores para parar em cima dos cães. Em vez disso, o carrapato está sempre na altura do cachorro, se escondendo em lugares adequados, como em arbustos ou gramíneas esperando para que hospedeiro passe. 

Em seguida, o carrapato rasteja na pele do animal e procura um local macio e sem pelos para picar e sugar sangue.

Mas como tirar carrapato?

Se você removeu o carrapato após a picada, é melhor ficar de olho na área ao redor da pele por algumas semanas. O local na pele pode ficar levemente avermelhado e irritado pela picada. 

Isso desaparecerá depois de alguns dias. Observe a data em que o carrapato foi retirado da pele do cão para que você possa verificar tudo.

Se houver um anel vermelho na pele do seu cão, então há uma chance de ele ter sido infectado pela doença de Lyme. Uma visita de curto prazo ao veterinário é necessária e aconselhável para verificar o cão e, possivelmente, tratá-lo contra a doença de Lyme.

Gostou de saber mais sobre como tirar carrapatoEntão não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!