Adotar cachorro: 8 benefícios para a saúde

adotar cachorro

Se você já adotou um animal de estimação, certamente notou muitas mudanças positivas em sua vida, certo? No caso daqueles que foram resgatados da rua, ainda mais, porque se sentem muito gratos e nos transmitem essa felicidade. Mas, adotar cachorro tem muitos benefícios para a saúde que você talvez não conheça.

Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios de adotar cachorro, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

8 benefícios de adotar cachorro para sua saúde

Eles são bons para o coração

Sim, você leu corretamente! Ter um animal de estimação mostrou diminuir o estresse, a pressão arterial, os níveis de colesterol e os níveis de triglicérides, todos os quais têm efeitos perceptíveis no sistema cardiovascular.

Eles previnem alergias e resfriados

As alergias em bebês e crianças podem ser reduzidas em até 50% em lares com animais de estimação. 

Essas crianças também têm níveis mais baixos de anticorpos e muito menos reações positivas a alérgenos de gatos, cães e ácaros devido a um sistema imunológico fortificado pela exposição a animais de estimação. Um sistema imunológico forte é essencial para prevenir resfriados.

Eles melhoram seu humor

Animais de estimação ajudam a reduzir sentimentos de ansiedade e depressão à medida que seu comportamento otimista e devoção a você melhoram seu humor naturalmente.

Eles te deixam mais ativo

Não compre uma esteira, saia com seu cachorro! Ter um cachorro também pode fazer de você uma pessoa que se exercita mais.

Não só é provável que com um cão você faça mais caminhadas, mas adultos e crianças com cães são mais ativos em geral em comparação com pessoas sem cães.

Eles fortalecem sua vida social

Os cães não só trazem bolas e frisbees, mas também podem atrair outras pessoas. O simples fato de estar com seu cachorro do lado de fora de casa oferece várias maneiras de conhecer novas pessoas no bairro, como no parque de cães, no veterinário e no refeitório. 

E, é claro, os cães são sempre um ótimo tópico de conversa.

Eles podem detectar e prever problemas de saúde

De fato, devido ao seu notável olfato, alguns cães podem realizar o que muitas vezes parece milagres, como detectar câncer, prever convulsões e alertar sobre hipoglicemia.

Eles são um bom “medicamento” para os idosos

Para idosos que adotam um animal de estimação, é uma ótima maneira de fazer companhia e conhecer novas pessoas. De fato, os animais de estimação também incentivam o riso, o jogo e a atividade física, o que pode ajudar a estimular o sistema imunológico e a energia.

Eles fornecem apoio e assistência

Em suma, no contexto de uma doença grave ou hospitalização prolongada, os cães podem proporcionar grande conforto e distração nessas circunstâncias. 

Existem cães de terapia que ajudam pessoas com várias deficiências a realizar suas atividades diárias, reduzindo muito sua dependência dos outros

Além disso, os animais de estimação podem ajudar em caso de autismo, hiperatividade, problemas emocionais, sempre com resultados muito positivos!

Gostou de saber mais sobre os benefícios de adotar cachorro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!